No oceano encontramos um dos maiores e mais diversos ecossistemas do mundo: os Recifes de Coral. A distribuição dos recifes de coral não é uniforme indiciando a existência de um gradiente de distribuição, principalmente dependente de factores ambientais, como a temperatura e salinidade.
Distribuição Mundial dos recifes de coral |
Os corais constituem colónias coloridas e de formas espantosas que crescem nos mares e podem formar recifes de grandes dimensões que albergam ecossistemas com uma biodiversidade e produtividade extraordinárias. Os recifes de coral abrigam cerca de 25% do total das espécies marinhas, incluindo 5000 espécies de peixes e 1000 espécies de corais.
Por abrigarem uma extraordinária variedade de plantas e animais são considerados como o mais diverso habitat marinho do mundo. Estima-se que um único recife de coral pode abrigar, pelo menos, 3 mil espécies de animais. Os recifes de coral são também um dos ambientes mais frágeis e ameaçados do mundo.
Para além de serem uma das maravilhas do mundo, os recifes de coral possuem uma enorme complexidade e produtividade.
Para além dos corais, encontram-se uma enorme variedade de formas de vida que integram este ambiente.
É possível encontrar uma grande quantidade de espécies nos recifes de coral. E muitos destes organismos estabelecem relações de simbiose com os corais. A existência destas relações é uma das explicações para o facto dos recifes de corais serem tão complexos. Nestas relações existe vida em comum de dois organismos de espécies diferentes, havendo benefícios recíprocos e são originadas em grande parte, devido ao elevado número de espécies que habita num espaço muito limitado.
Mas afinal de contas qual a importância dos recifes de coral?
A importância dos recifes de corais consiste no facto de corais constituírem um local de abrigo para muitas espécies, muitas delas de interesse económico. Fornecem ainda alimentos e constituem uma área importante de reprodução para uma grande variedade de espécies. Os recifes de coral servem ainda de habitat para mais de 25% de toda vida marinha. Para além da sua importância ecológica, os recifes têm uma enorme importância para o Homem especialmente a nível económico pois, associados aos manguais, representam a fonte de recursos pesqueiros para muitas comunidades. Assim, além de serem uma fonte importante de alimento, protegem o litoral contra a acção das ondas. Fornecem ainda uma protecção climática uma vez que os organismos fotossintéticos utilizam CO2 que por não ir para a atmosfera ameniza o efeito de estufa. Proporcionam empregos por meio do turismo e recreação marinha, além de outros incontáveis benefícios aos seres humanos, incluindo fontes de substâncias medicinais.
Os recifes encontram-se face a uma combinação de ameaças de exploração excessiva, de poluição e em especial, da mudança global do clima. Todas estas ameaças estão a aumentar, e as actividades humanas estão a causar a acelaração da mudança global do clima a níveis de taxas, que poderão tornar difícil a adaptação dos recifes de coral.
E mais simples do que pode parecer protegermos os recifes de coral. Eís algumas das medidas:
1. Não comprando nenhum coral, conchas, carapaças de tartaruga, ou outros organismos marinhos à venda nas lojas ou nas praias e desencorajando também os seus amigos a fazê-lo;
2. Não lançando âncoras e redes de pesca sobre os recifes de coral;
3. Não tocando nos corais quando mergulhar;
4. Não colhendo nenhum organismo quando mergulhar, por muito atractivo que ele possa ser;
5. Não caminhando em cima dos corais;
6. Não deitando lixo ou óleos combustíveis na água do mar;
7. Não utilizando venenos e/ou dinamite para pescar nos recifes e em qualquer outro lugar do mar;
8. Contribuindo para a demarcação dos recifes que precisam de ser geridos e protegidos de uma maneira especial;
9. Ajudando no estabelecimento de áreas de recifes de coral protegidos onde a sua pressão tem sido negativa e de alguma maneira, o recife precisa de recuperar;
10. Ajudando os membros da sua comunidade a terem acesso à informação e a distribuirem a mensagem;
11. Os recifes de coral precisam de ser protegidos para que possamos tomar benefício de todo o alimento que eles produzem, para que as costas possam ser protegidas e para que a indústria do turismo possa crescer.
Todos nós podemos contribuir para esta protecção!
Adaptado de UNL-FCT [Ecologia Marinha]
São as florestas tropicais do oceano... E tanto tanto que carecem de protecção!
ResponderEliminarUm dia, vamos fazer diferente.
Hoje é o dia?
Aninha,
ResponderEliminarontem, hoje e amanhã são 'OS DIAS'! :)