sábado, 8 de janeiro de 2011

O atropelamento de animais selvagens nas estradas

Os atropelamentos de animais selvagens nas estradas são uma importante causa de mortalidade para várias espécies de animais em todo o mundo, sendo este um problema pouco ressaltado entre as questões que envolvem a ameaça das espécies. Mas, com o constante aumento das linhas viárias e do fluxo de veículos, este é um impacto que deve ser considerado.

As estradas são uma armadilha mortal, porque atraem os animais antes de os matar. Alguns deles, são atraídos para a estrada em busca de pequenos animais e insectos que também são atropelados pelos automóveis e servem de banquete para os seus predadores. Muitas espécies utilizam também as estradas nos seus deslocamentos diários, estando sujeitas a serem mortas. 

 
É verdade que as estradas são importantes para o País, mas precisam de ser mais bem planeadas, levando em conta o grande impacto ambiental que causam. Quando é inevitável que cortem áreas preservadas, medidas eficazes deveriam ser tomadas para amenizar esse dano. É importante que a sociedade seja esclarecida de que certos animais não cruzam estradas e as suas populações ficam isoladas para sempre, podendo levá-las à extinção em poucas décadas.

 
Experiências de outros países, mostram que é possível reverter esta situação. A Alemanha, onde estão as estradas ecologicamente mais correctas do planeta, combina cercas que impedem o acesso dos animais à pista, com viadutos pelos quais eles possam atravessar de um lado ao outro, sem terem de enfrentar os carros. Nos Everglades, a imensa área de pântanos ao sul da Flórida, nos EUA, as auto-estradas são suspensas nos trechos de maior concentração da fauna. Em outras regiões, vizinhas de parques nacionais, usam-se até aparelhos que emitem ondas ultra-sons para afastar os animais da estrada. Outra solução, mais simples e barata, adoptada no mundo inteiro, é estabelecer limites rigorosos de velocidade e punir motoristas infractores. Estas são medidas relativamente mais simples, que poderiam muito bem ser aplicadas e com um pouco de boa vontade e bom senso, seria possível pôr fim a esta tragédia.


 
Reduza esta estatística!

1 comentário:

  1. COMO É POSSÍVEL OS SERES HUMANOS FAZEREM ESSA MALVADESA COM OS ANIMAIS .NÃO GOSTEI DE TER VISTO .

    ResponderEliminar