quarta-feira, 24 de novembro de 2010

As grandes migrações

Migração é o movimento, em larga escala, de uma espécie animal de um lugar para outro. As migrações estão geralmente associadas a mudanças sazonais de clima e a padrões de alimentação, ou padrões de acasalamento e procriação.

Uma migração de animais é um fenómeno com uma estruturação superior à de uma simples deslocação. Os animais mantém-se focados na sua missão, sem ceder a tentações ou à desmotivação… É impressionante!

Há poucas visões mais majestosas do que a de uma migração animal em massa. Já imaginaram milhares de borboletas monarca aninhando-se nas árvores ou dezenas de gnus correndo pelas planícies africanas? São imagens realmente belas e impressionantes. 

borboletas monarca

Migração de Gnus

Para os animais, essas migrações são cruciais para a sobrevivência da sua espécie. Por exemplo, os gnus percorrem as planícies africanas em busca de água. Quando as fontes de água se esgotam, eles encaminham-se para as savanas em busca de alimento e de mais água.

Mas, perguntam-se vocês… Como se orientam estes animais?


Os métodos que os animais empregam para encontrar as suas rotas de migração são, na minha opinião, bem mais interessantes do que um sistema GPS. Alguns de seus métodos de navegação são tão estranhos que nem mesmo nós conseguimos compreende-los. A orientação dos animais dá-se, aparentemente, por diversas formas: alguns utilizam o Sol como bússola, o que é um problema complexo, outros utilizam reparos visuais, outros guiam-se pela lua e pelas estrelas, pelo faro, pelo clima ou até mesmo pelo campo magnético terrestre que consegue ser detectado por algumas espécies animais. Por exemplo, as crias de tartarugas marinhas são capazes de encontrar o seu caminho numa rota de migração de quase 13 mil quilómetros na primeira vez que a percorrem. Os cientistas desviaram algumas tartarugas do curso, mas elas conseguiram voltar ao caminho certo sem grandes dificuldades.

Sabem, eu hoje consigo ver as migrações de uma forma diferente... e em vez de dizer: “que bonito…”, digo: “Força, tu consegues!  Vai! Estarei a torcer por ti, amigo!”

Ed Grabianowski

1 comentário:

  1. Uma boa abordagem ao tema, com um enquadramento temporal perfeito na realidade social que vivemos. Partilho o fascínio por toda a vida e capacidade animal (inclusive a nossa), acreditando que quanto mais os/nos respeitamos e aceitamos, melhor qualidade de vida iremos ter neste planeta Terra.

    ResponderEliminar