terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sempre de sentinela! Conheçe o mundo das suricatas...

As suricatas são mamíferos pertencentes à família Herpestidae. Apresentam corpo esguio, focinho pontiagudo e possuem manchas negras em torno dos olhos. A pelagem é castanha e apresenta riscas negras na parte terminal do dorso; a extremidade da cauda é negra. Possuem, ainda, longas garras, nas patas dianteiras. Eles alimentam-se principalmente de aracnídeos e insectos, mas também de ratos, pequenos répteis, ovos e crias de pássaros.

Esta espécie é endémica das regiões secas do sul de África, e vive em grupos de 20 a 30 indivíduos, em que sobressai um par dominante e os seus respectivos descendentes. Os elementos constituintes de cada grupo são muito amistosos: “abraçam-se” e cuidam mutuamente da pelagem com frequência. Apesar de existir alguma especialização dos elementos de cada grupo nas várias áreas, tais como, a segurança, a defesa, a marcação de território, o “baby-sitting” e a liderança, existe também uma enorme entreajuda e uma regular rotatividade de tarefas, que os indivíduos aceitam tranquilamente. As suricatas estão em comunicação constante entre si e possuem várias vocalizações, inclusive sons diferentes para predadores aéreos e terrestres. São relativamente dóceis para com o Homem, sendo muitas vezes mantidas em quintas, na África do Sul, como caçadoras de roedores.

Esta espécie possui hábitos diurnos, gastando a maior parte do tempo em busca de alimento e na construção de abrigos, utilizando-se das patas dianteiras para cavar. Um facto curioso é que enquanto o grupo está em actividade ou em repouso, há sempre 01 ou 02 indivíduos de vigia, apoiados em suas patas traseiras e base da cauda, geralmente no local mais alto que encontram. Observam tudo que ocorre à sua volta, como por exemplo, a aproximação de algum outro animal perigoso ao grupo. Quando percebem que o perigo está eminente, emitem um estridente grito de alarme para avisar os seus companheiros de que se devem refugiar de imediato na toca ou noutro esconderijo que esteja próximo. 










E porque esta é uma actividade diária, estes cautelosos animais, apesar da vigilância das sentinelas, movem-se sobre os seus membros posteriores para melhor controlo da situação. Esta sua pose típica é bastante divertida, o que os torna em centros de atracção nos jardins zoológicos e motivo de inúmeras fotografias.

O suricata é também bem conhecido pelas crianças por ter sido o personagem “Timão” que fez dupla com o javali “Pumba” numa das mais famosas produções da Disney: “O Rei Leão”.

1 comentário:

  1. Querida, obrigada por publicares esta entrada tão bonita sobre os suricatas ! São animais lindos e interessantes :) (e eu já adorava o Timon no tempo do Rei Leão, claro!)

    Obrigada pelo comentário, agora ando um pouco de cabeça perdida, mas vou ficar bem ;)

    Beijinhos linda

    ResponderEliminar