Migração é o movimento, em larga escala, de uma espécie animal de um lugar para outro. As migrações estão geralmente associadas a mudanças sazonais de clima e a padrões de alimentação, ou padrões de acasalamento e procriação.
Uma migração de animais é um fenómeno com uma estruturação superior à de uma simples deslocação. Os animais mantém-se focados na sua missão, sem ceder a tentações ou à desmotivação… É impressionante!
Há poucas visões mais majestosas do que a de uma migração animal em massa. Já imaginaram milhares de borboletas monarca aninhando-se nas árvores ou dezenas de gnus correndo pelas planícies africanas? São imagens realmente belas e impressionantes.
![]() |
borboletas monarca |
![]() |
Migração de Gnus |
Para os animais, essas migrações são cruciais para a sobrevivência da sua espécie. Por exemplo, os gnus percorrem as planícies africanas em busca de água. Quando as fontes de água se esgotam, eles encaminham-se para as savanas em busca de alimento e de mais água.
Mas, perguntam-se vocês… Como se orientam estes animais?
Sabem, eu hoje consigo ver as migrações de uma forma diferente... e em vez de dizer: “que bonito…”, digo: “Força, tu consegues! Vai! Estarei a torcer por ti, amigo!”
Uma boa abordagem ao tema, com um enquadramento temporal perfeito na realidade social que vivemos. Partilho o fascínio por toda a vida e capacidade animal (inclusive a nossa), acreditando que quanto mais os/nos respeitamos e aceitamos, melhor qualidade de vida iremos ter neste planeta Terra.
ResponderEliminar