São muitas as pessoas que ouvem falar de Madagáscar, mas também muitas são aquelas que nem sabem onde se situa este paraíso… Madagáscar é a maior ilha Africana e localiza-se ao largo da costa de Moçambique. A ilha de Madagáscar é mundialmente conhecida pela sua beleza, riqueza e também pelas suas praias. Algumas das suas principais características naturais são as selvas tropicais e vários traços de origem vulcânica que dão lugar a uma natureza de muitos contrastes e de extraordinária beleza.
Devido ao isolamento geográfico, Madagáscar criou uma terra de prodigiosa riqueza biológica. Este paraíso , abriga uma fascinante panóplia de espécies floristicas e faunísticas, abrigando vários tipos de espécies endémicas (que só podem ser encontradas em Madagáscar) como é o caso do lémure, animal fundamental nas florestas da ilha, uma vez que distribui as frutas existentes, regenerando assim a floresta.
É verdade que Madagascar é conhecida pela sua Biodiversidade, mas a verdade é que a ilha vem sofrendo de grandes problemas ambientais. As florestas são desmatadas por causa das madeiras nobres e a erosão destrói os solos. Madagáscar é um dos locais mais pobres do mundo e várias pessoas dependem dos recursos naturais para sobreviverem. A maioria dos Malagasy (povo de Madagáscar) não tem possibilidade de estudar; eles precisam de viver da terra e de tirar dela o máximo possível para poderem sobreviver. O custo da pobreza da população é pago por Madagáscar e pelo mundo com a perda das espécies endémicas. Cada vez que Madagáscar perde uma dessas espécies, uma planta ou um animal que não existe em nenhum outro lugar do mundo, o mesmo é extinto para sempre.
Mas afinal de contas quais são os principais problemas ambientais de Madagáscar?
- Desmatamento e destruição de habitats;
- Queimadas;
- Erosão e degradação do solo;
- Exploração descontrolada de recursos, incluindo a caça de espécies selvagens;
- Introdução de espécie exóticas.
Esta imagem de satélite mostra rios vermelhos, correndo de Madagáscar para o oceano Índico, como se a ilha estivesse a perder sangue. Esta imagem é muito forte e alerta para um dos maiores problemas de Madagáscar, a erosão do solo. Para um país que depende da produção agrícola como pilar da sua economia, a perda dos seus solos tem um alto preço ambiental e económico.
Madagáscar sofre portanto de uma exploração descontrolada dos recursos naturais. As espécies nativas de Madagáscar tem sido caçadas e coleccionadas por pessoas desesperadas para encontrar um meio de sobrevivência para as suas famílias. Para além das espécies terrestres, as águas ao redor de Madagáscar são ao mesmo tempo um grande santuário de peixes e fonte de sustento para várias famílias Malagasy. Infelizmente, a pesca é mal supervisionada e praticamente não existe regulamentação. Barcos pesqueiros de outros países tomam conta da costa e os pescadores locais tem que se virar do melhor jeito possível. Tubarões, pepinos do mar e lagostas correm agora sério risco de desaparecer dos mares ao redor de Madagáscar.
Madagáscar tem sérios problemas ambientais mas várias pessoas estão a trabalhar para salvar as suas florestas e espécies nativas. Actualmente Madagáscar possui um dos melhores sistemas de parques da África e o país vem tentando atrair Ecoturistas, pessoas que querem viajar e que estão interessadas na cultura e natureza local e que querem minimizar seu impacto ambiental. O Ecoturismo ajuda a economia de Madagáscar ao criar empregos para as comunidades locais como guias, cozinheiros e outros empregos relacionados com a indústria do turismo e também arrecada dinheiro para alguns projectos de conservação.
Mais um paraíso na Terra com grandes dificuldades em sobreviver!
Sem comentários:
Enviar um comentário