segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Um recanto de magia – Lagoa de Santo André

Caros seguidores e amantes da natureza, hoje quero-vos dar a conhecer a maior lagoa do Litoral Alentejano, a Lagoa de Santo André!

A Lagoa de Santo André é um dos mais belos locais com que a natureza nos brindou. O extenso lençol de água, ladeado de dunas de grãos de areia dourada e uma avifauna riquíssima e diversificada tornam a meu ver, este local mágico.

Votada ao abandono durante alguns anos, só recentemente começou a ser cobiçada por diversas entidades. No ano 2000, foi finalmente criada a Reserva Natural da Lagoa de Santo André, de modo a conservar esta zona húmida de elevado valor ecológico, uma vez que é um local importante de passagem e invernada de diversas espécies com relevo para o galeirão (Fulica atra).

Galeirão (Fulica atra)

De entre as actividades humanas que aqui se praticam, a pesca é, a meu ver, a mais emblemática. Os barcos usados são a remos e o principal objectivo dos pescadores é a captura de enguias (Anguilla anguilla) que integram nos pratos da gastronomia típica da região.







Desprezada por muitos, é hoje procurada como “objecto” para geração de lucro fácil por parte de várias empresas que se dizem amigas do ambiente. É necessário salvar o Ecoturismo destas empresas que têm apenas como objectivo o lucro, esquecendo-se das populações locais e da conservação do meio ambiente e da biodiversidade.

Este local é constituído por paisagens únicas, donas de uma luminosidade muito própria e encantadora.

Cada vez que passo por aqui, apaixono-me… e sonho. Esta lagoa é minha conselheira...E um dos meus desejos é que as gerações vindouras tenham o prazer de contemplá-la como eu tive.

Lagoa de Santo André, a pérola da Costa Alentejana!

1 comentário:

  1. Muito fixe ;) estive lá há pouco tempo e observei 5 flamingos, para além de diversas pegadas de javali (com pequenotes) e de raposas ;)

    ResponderEliminar