quarta-feira, 18 de março de 2015

Elefante colapsa e morre ao transportar turistas no Vietnam

Curvando-se sob o peso de um grupo de turistas que transportava às costas, um elefante macho de 40 anos morreu no passado domingo no Vietname. A alegada causa de morte terá sido o excesso de trabalho, embora não tenha sido feita nenhuma autópsia oficial. Em estado selvagem, os elefantes podem viver até aos 60 anos.
Esta é a segunda morte de um elefante adulto na mesma região, já que, em Janeiro, um indivíduo de 36 anos foi encontrado morto, alegadamente devido à exaustão.
Existem cerca de 50 elefantes treinados para transportar turistas nesta região turística do sul do Vietname. As próprias viagens às costas dos elefantes são já uma das principais atracções turísticas, mas nos últimos anos tornaram-se alvo de críticas devido aos numerosos problemas de saúde que causam aos animais, escreve o Dodo.
Foto: Marisa Guerreiro
Habitualmente, a indústria turística retira os jovens elefantes das suas manadas e são treinados, vivendo em cativeiro, até que aprendam a obedecer às ordens. Para tal, na maior parte dos casos, são severamente espancados para obedecer. Normalmente, os elefantes sujeitos a trabalho forçado podem sobreaquecer e desidratar sob o sol intenso da região. Quando não estão a trabalhar são sujeitos a locais com condições precárias e pouco conseguem descansar.
Pior é ainda o facto de os caçadores terem de abater os adultos para conseguir raptar as crias, o que agrava os efeitos desta exploração laboral dos elefantes. No último século, cerca de 90% das populações de elefantes desapareceram principalmente devido à caça furtiva e à perda de habitat.

Já experimentei este tipo de trekkings e na altura não me informei devidamente sobre a empresa em causa como devia. No entanto, se puderem evitar este tipo de passeios, óptimo, caso contrário, se quiserem mesmo avançar aconselhem-se devidamente. 

An Elephant Never Forgets!

Sem comentários:

Enviar um comentário