quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Há um novo sinal de trânsito no código da estrada! “Atenção, Linces”

O casal de linces ibéricos Kathmandu e Jacarandá foi libertado esta terça-feira no concelho de Mértola!!  

Ao longo do tempo, o Lince Ibérico (Lynx pardinus) tornou-se no felino mais ameaçado de extinção em todo o mundo. Com a reintrodução no seu habitat natural, surgiu uma nova necessidade na sinalética das estradas, visto que o risco de atropelamento é uma das maiores preocupações do programa de reintrodução do Lince, que entra agora numa fase decisiva, pois está prevista a libertação de mais oito nos próximos meses no vale do Guadiana. 


“A nossa principal preocupação de facto é a questão dos atropelamentos, que é a principal causa de mortalidade em Espanha”, afirma o secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto.

Para reduzir o risco de atropelamentos, a libertação dos linces em Mértola está a ser rodeada de cuidados adicionais. Um deles é a instalação de placas específicas de sinalização nas estradas da região. 


  

Os sinais foram colocados nas zonas de maior perigo, já identificadas a partir de registos de atropelamentos de outros animais. Para além destes sinais, também será feita a limpeza das bermas de forma a melhorar a visibilidade dos condutores e a afastar os animais da estrada.



Um momento que marca a reintrodução na natureza, do felino mais ameaçado do mundo!


            Conduza com segurança e respeito pela nossa fauna!


Sem comentários:

Enviar um comentário