terça-feira, 1 de março de 2011

A imponência de um pavão

Os pavões são aves que encantam pela sua extrema beleza. Esta espécie é originária do Subcontinente indiano (Índia, Sri Lanca, Paquistão e Bangladesh), mas é, actualmente, mantida em cativeiro em muitas partes do Mundo. Os pavões-azuis em liberdade vivem em florestas abertas, florestas secundárias, pomares e campos de cultivo próximo de povoações, até aos 2000 metros de altitude. O pavão era considerado, em tempos muito antigos, como uma espécie de ser ou animal sagrado, existindo penas muito duras (condenação à morte) para aqueles que se atrevessem a ferir ou a matar uma ave desta espécie. 


Basta olharmos para o pavão-azul, que imediatamente nos encantamos com a sua cauda de cores e detalhes tão intensos. Não esqueçam que esta ave usa a sua beleza para chamar a atenção das fêmeas, e é claro, com esta atitude tem a clara intenção de promover o acasalamento. Durante este período ele emite sons estridentes dia e noite, por isso a sua permanência em ambientes muito habitados é bastante inconveniente.


Estes são animais que procuram alimento em pequenos bandos. Fora da época de nidificação, as fêmeas com crias separam-se dos machos. Gostam de se alimentar de sementes de plantas de cultivo, de bagas, figos silvestres, insectos, pequenos répteis e pequenos mamíferos.

O pavão-azul é considerado uma ave tipicamente ornamental, por este motivo ela pode ser facilmente encontrada em ambientes públicos como jardins, parques e praças repletas de árvores e extensas áreas verdes. Estas belas aves curiosas não são de fácil domesticação, gostam de lutas e não têm por habito a vida em grupos, preferindo o isolamento. Os seus sons  não são nada agradáveis e podem ser ouvidos a longas distâncias, mesmo quando estão fora do nosso campo de visão, eles usam os sons como uma espécie de alarme para avisar sobre a presença de estranhos, predadores, etc. As fêmeas costumam ser muito mais discretas, e isto inclui a sua plumagem de cores menos intensas, mas de grande beleza. Elas utilizam o seu leque apenas para a defesa do seu ninho espantando os predadores dos seus filhotes.


Os pavões-azuis têm esse nome devido ao azul intenso de parte do seu corpo, que parece ser brilhante ou fluorescente, ressaltando ainda mais em contraste com o seu leque colorido. À noite, o pavão prefere proteger-se em cima de árvores ou arbustos um pouco mais altos. De lá, ele emite os sons estridentes avisando as demais aves sobre a aproximação de predadores. A sua fama de conflituoso dá-se em função de seu instinto puramente territorial… Do género, “Meu Território, Minhas Regras!”. Exige através da luta árdua o afastamento do outro macho, especialmente se ele for da mesma espécie. Em caso de perder a batalha ele retira-se indo em busca de um novo território que possa ser somente seu, ainda que tenha que lutar novamente por isso.

  
Curiosidade
- A espécie não está globalmente ameaçada (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza) e é muito comum em cativeiro, a nível mundial.
 - Um pavão pode viver cerca de 30 anos, e medir cerca de 2 metros.

1 comentário: