quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Panda-Gigante, em luta contra a extinção!

“Os povos locais chamam-lhe bei-shung ou urso branco… é um animal raro e tímido que, se pressentir alguma aproximação, corre a esconder-se entre os ramos”

Pere David, 1823-1900

O panda-gigante é o urso mais raro do mundo e aquele cuja área de distribuição e cujo habitat são mais restritos, encontrando-se apenas em bolsas de florestas ricas em bambus nas terras altas do Centro e do Sudoeste da China

Cerca de 98% da sua dieta consiste em caules, rebentos, folhas e outras partes tenras dos bambus, que manipula com o que parece ser um “sexto” dedo flexível presente em cada pata anterior, tratando-se este de um prolongamento de um osso do pulso. Esta espécie fica até 14 horas seguidas sentada, consumindo de 12 a 14 kg da sua planta favorita.


 










Estima-se que existam apenas cerca de 1000 pandas-gigantes no estado selvagem! Os pandas foram capturados até há alguns anos atrás, uns para serem usados em circos e espectáculos, outros apenas para serem mostrados como troféus de caça, e outros ainda para alimentação humana. A dificuldade de sobrevivência da maior parte das crias, levou a que este animal fosse praticamente extinto. Por outro lado, a necessidade das comunidades locais em aproveitar terrenos férteis para agricultura fez desaparecer algumas florestas de bambu, de que estes animais se alimentam quase exclusivamente, e que têm um crescimento muito lento, diminuindo assim consideravelmente o território disponível para a alimentação da espécie. 

 
Os pandas-gigantes não hibernam e as fêmeas têm um único período fértil por ano e a cada gravidez elas conseguem gerar apenas dois filhotes, que estão sujeitos a acidentes fatais quando ainda são pequenos. Estes animais vivem sozinhos, abrigados em ocos de árvores ou em fendas de rochas.

O panda-gigante é um dos animais selvagens mais admirados e adorados em todo o mundo, sendo por esse motivo escolhido como símbolo do WWF (World Wildlife Fund), que se dedica à protecção de espécies ameaçadas.


                                        ...Mais um gigante em luta contra a extinção!

2 comentários:

  1. Sendo este animal tão visto e admirado, é uma contradição a espécie estar ameaçada. Por hoje é tudo, neste mundo doente...

    ResponderEliminar
  2. São uma verdadeira ternura...

    ResponderEliminar