domingo, 19 de dezembro de 2010

Maldivas, um paraíso em risco…

O arquipélago das Maldivas, com mais de mil ilhas, é um destino de sonho procurado por muitos milhões de pessoas. Mas o futuro de uma das regiões mais paradisíacas do planeta está ameaçado! Devido ao aquecimento global e à inevitável subida das águas do mar o país está a afunda-se e pode mesmo desaparecer em 100 anos. 

O presidente Mohamed Nasheed iniciou o seu mandato com uma medida bastante inovadora, criando um fundo de poupança para comprar novas terras onde a população possa viver caso o nível das águas acabe por engolir o arquipélago. Nasheed teme que até uma elevação pequena possa levar à inundação de algumas ilhas. “Nós não podemos fazer nada para impedir as mudanças climáticas sozinhos então nós temos que comprar terra em outro lugar. É uma apólice de seguros para o pior quadro possível”, afirmou.

Se as previsões mais pessimistas se cumprirem, os 300 mil habitantes poderão ter de abandonar definitivamente o seu território. É que as 1192 ilhas que compõem o arquipélago das Maldivas não estão a mais do que 2,4 metros acima do nível do mar e a maioria do território habitado está apenas a um metro de altitude. A capital, Malé, está a 90 centímetros do nível do mar e, só aqui, vivem 100 mil pessoas. 


Mas este é um problema que se estende a outras 47 ilhas, apelidadas pelas Nações Unidas de SIDS (Small Islands Developping States). As Ilhas Salomão, Vanuatu, Nova Caledónia ou Fiji são também alguns dos territórios ameaçados com a subida das águas.  Outro é o Tuvalu, símbolo das vítimas do clima. O pequeno arquipélago de 11 mil habitantes poderá ser o primeiro país a desaparecer do planeta. Periodicamente, marés vivas de cerca de três metros de amplitude submergem parte do território, incluindo a pista do aeroporto. As constantes inundações comprometem também a incipiente agricultura do país, devido à salinização das terras.

Os SIDS tentam agora apelar às nações desenvolvidas para uma redução das emissões de gases de estufa, a única forma de abrandar a subida das águas que é inevitável no futuro próximo.


Cada um de nós pode contribuir! Façam a vossa parte!

2 comentários:

  1. "he launched a special project on the Maldives, whose leaders have for 20 years been calling for vast sums of international aid to stave off disaster. Six times he and his expert team visited the islands, to confirm that the sea has not risen for half a century. Before announcing his findings, he offered to show the inhabitants a film explaining why they had nothing to worry about. The government refused to let it be shown."

    http://www.telegraph.co.uk/comment/columnists/christopherbooker/5067351/Rise-of-sea-levels-is-the-greatest-lie-ever-told.html

    ResponderEliminar
  2. Oi Marisa, obrigado pelo elogio... Acompanho seu blog também... Acho que você também uma pessoa que faz do mundo um lugar melhor.

    ResponderEliminar