domingo, 20 de dezembro de 2009

Vanessa atalanta, uma borboleta de Portugal...

Durante os meses mais frios, o Almirante Vermelho migra para paragens mais agradáveis e pode chegar a percorrer mais de 3000 km para encontrar um ambiente mais favorável à sua sobrevivência. Esta, é uma espécie Paleártica presente na Europa meridional, no Norte de África, na Macaronésia e na Ásia (até ao Irão). Recentemente foi introduzida em várias regiões, desde o Canadá ao Hawai e à Nova Zelândia. Em Portugal é bastante frequente e pode ser observada em todo o País. Os adultos preferem espaços abertos com flores, desde charcos a bosques, prados, jardins e florestas pouco densas. É mais frequente nas zonas baixas, mas pode ser encontrada desde as regiões costeiras até ao topo da Serra da Estrela.


Cores e Alimentação

O Almirante Vermelho usa eficazes técnicas de camuflagem para passar despercebido aos seus predadores, sobretudo às aves. Quando pousa em campo aberto e em terreno rochoso fecha as asas, "desaparecendo" com a ajuda das cores variadas da face inferior - ocres, cinzentos e castanhos. Em locais com flores mantém as asas abertas, confundindo-se assim com a colorida paisagem envolvente. A denominação Almirante Vermelho deve-se às bandas coloridas que fazem lembrar as divisas do uniforme naval americano. No Inverno, devido ao frio, as borboletas costumam ser mais pequenas e mais baças, ao contrário das borboletas que voam durante os meses de Verão, que são maiores e mais brilhantes. Na sua fase adulta, a Vanessa atalanta pode ser encontrada a voar próximo dos seus alimentos preferidos - frutos em fermentação, dejectos, seiva das árvores e néctar de flores. As lagartas possuem tons do amarelo ao negro e espinhos ramificados, que lhe servem de protecção. Vivem sobre urtigas (Urtica spp.) e parietárias (Parietaria spp.) e são bastante vorazes.




Comportamento e Reprodução
Os machos são muito territoriais e patrulham incessantemente os seus territórios, dando dezenas de voltas por hora, à espera de encontrarem uma parceira. Os machos invasores são energicamente repelidos através de voos acrobáticos.

O Almirante Vermelho e o Homem

O aspecto estético do Almirante Vermelho e o seu comportamento antrópico (associação com o homem) têm contribuído para a sua protecção. Muitas vezes são as borboletas que se aproximam.Se quiser atraía-las ao seu jardim, plante urtigas num local com alguma sombra e humidade. Num recanto plante Budleias, um arbusto muito interessante para atrair esta e outras espécies.
A lagarta é fácil de manter dentro de casa, em contentores de plástico ou em jarras de vidro, desde que ventilados.


Conservação

Esta espécie não se encontra ameaçada. Como é fortemente migradora, possui notável capacidade de adaptação a vários tipos de habitat. No entanto, porque a lagarta se alimenta de plantas pouco populares - as urtigas - muitas vezes o seu habitat é destruído, o que faz reduzir drasticamente algumas populações.Se quiser continuar a usufruir da companhia desta magnífica espécie, não deixe destruir os urtigais que se encontram nas margens dos campos e na orla de certos ribeiros.


[Rita Caré e Ernestino Maravalhas]

1 comentário:

  1. Olá querida, antes de mais devo dar-te os parabéns pelo tema escolhido para o teu blog, (na minha opinião não poderia ser mais interessante). Gostei da forma como abordas os temas, pois consiste numa linguagem de simplificada e de uma forma bastante resumida.
    Acho que seria bastante favoravel que cada um de nós reservase um tempinho para aprofundarmos o nosso conhecimento acerca de todos este animais, que por vezes nos deparamos no dia-a-dia.

    Sugestão: Tarentola Mauritanica (Osga-Moura)foi um animal que sempre me despertou especial cuiosidade e resolvi pesquisar, concluindo que ao contário do que a maioria das pessoas pensam, as Osgas não são Venenosas, muito pelo contrário até se tornam indirectamente benéficas, pois alimentam-se de vários incectos e aranhas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar