sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Louva-a-deus

Este é um insecto de distribuição muito comum; pode ser encontrado nos jardins da maioria das casas, principalmente na periferia das cidades, nos campos e matas.
O nome louva-a-deus vem da posição regular de repouso - a parte anterior do corpo levantada e os membros anteriores unidos, como se estivesse rezando a Deus.



O seu corpo, de forma muito esquisita, é a adaptado para permanecer camuflado confundindo-se com a vegetação (mimetismo) onde normalmente vive (o corpo fino, esverdeado, alongado e imóvel confunde-se com ramos de qualquer planta e as asas com as folhas).



O Louva-a-deus é um insecto carnívoro, ou seja, alimenta-se de outros insectos. Usa as patas dianteiras (da frente) longas e que funcionam como uma eficiente pinça cheia de espinhos, que executa apreensões extremamente rápidas, que trazem a caça directamente para a sua forte mandíbula.

Mas o que eu acho mais curioso e incrível na vida do louva-a-deus é o tão badalado acasalamento, em que o macho serve de alimento para a "sua amada". A fêmea agarra o seu companheiro ("ex-companheiro") pelo pescoço, arranca-lhe a cabeça e come.

Podemos dizer que ele literalmente "perdeu a cabeça por ela"!

Nota: Isto acontece se o alimento escassear, e só as fêmeas de algumas espécies podem efectivamente devorar a cabeça do macho em pleno acasalamento, ganhando energia para a postura e, ao mesmo tempo, afastando um competidor pelos recursos nutritivos disponíveis no local.

Concluindo… Os louva-a-deus machos são uns românticos…Estão destinados a "perder a cabeça" por uma linda namorada!

3 comentários:

  1. Quando era pequenino tinha um medo de louva-a-deus que me pelava... não tinha medo de gafanhotos nem de aranhas nem nada do género... só louva-a-deus... ainda não consegui perceber porque...

    Será que o mistério se está a desvendar agora ? O que eu tinha medo era de perder a cabeça ?

    ehehehehehehehehe ********

    ResponderEliminar
  2. Romântico?? Eu acho arrepiante! O que um ser tem de fazer pela sobrevivencia e continuidade da sua espécie.

    Enfim... há mais histórias Romantico-arrepientes na natureza =P

    ResponderEliminar
  3. Eu desconhecia que existia este animal em Portugal, até ir ao bocado á minha janela e ver lá um!! Eu só o via em documentários e é um bocado assustador...
    Obrigada pela informação , vim pesquisar na net se realmente eu estava a ver bem!!

    ResponderEliminar