terça-feira, 1 de setembro de 2009

Girafa



A minha paixão pelas girafas conheço-a desde há muito...

[Adorava poder ir para o campo sempre que me apetecesse e passar horas a fio no silêncio, à espera de um animal destes, esquivo, só para o poder admirar mesmo que por pouco tempo].


A Girafa é o nome comum dado à espécie Giraffa camelopardalis, ou camelo leopardo, como eram chamadas pelos romanos quando elas existiam no norte de África, pois acreditava-se que vinham de uma mistura de uma fêmea camelo, com um macho leopardo.
Embora ainda sejam numerosas nas áreas de conservação das savanas, particularmente no sul e leste de África estes animais desapareceram de muitas das suas regiões primárias, por causa da total destruição de árvores em muitas áreas das savanas.
As girafas são animais herbívoros e ruminantes, têm uma capacidade de se alimentar muito bem durante todo o ano e podem recorrer a cerca de 100 espécies de plantas diferentes. Altamente selectivas para a sua dieta, as girafas preferem folhas de Acácias mas também de Mimosas, Combretum, Grewia, entre outras.


Curiosidades...

- Quando uma girafa macho, e uma fêmea esfregam os pescoços, um no outro, é sinal de que estão apaixonadas.


- Logo que chega ao mundo, acontece com a cria um fenómeno interessante... ela cai de uma altura de quase 2 metros. O parto é portanto, o momento mais crítico para a cria. Como o recém-nascido se deparou com uma queda, ainda tonto, o animal tenta firmar-se nas quatro patas, mas algumas progenitoras têm um compromisso estranho: dar um leve chuto para que a girafinha caia de novo no solo. Esta tenta levantar-se e é novamente derrubada. O processo repete-se várias vezes, até que a cria, já exausta, não se esforça mais para se levantar. Então, neste momento, a mãe volta a derrubá-la pela última vez, não voltando a repetir o acto. A explicação para isto é simples: para a cria sobreviver aos predadores, levantar-se rápido é fundamental. Por isso a mãe girafa estimula o filhote, chutando-o com a pata, obrigando-o assim a levantar-se.


- A girafa bebé, à nascença mede cerca de 1,8 metros, podendo alcançar até 2 metros de altura.

- A maneira de se alimentarem permite distinguir os machos das fêmeas com toda a facilidade, pois enquanto aqueles mantêm sempre o pescoço bem esticado na vertical, estas baixam-no à altura do corpo ou mesmo dos joelhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário