domingo, 6 de setembro de 2009

Extinção em Portugal

[Em Portugal há 159 espécies de animais em risco de extinção]


Os homens poluem e matam, os animais desaparecem. Para alguns ainda há salvação, mas para outros o final está próximo. De acordo com o último relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza, um terço dos mamíferos de todo o mundo está ameaçado de extinção. Em Portugal, as espécies em risco são várias. Um exemplo disso mesmo é o Coelho Bravo! Apesar do seu elevado grau de reprodução o Coelho Bravo está a desaparecer.

O Lince Ibérico é outra das espécies que se encontra em risco de desaparecer. Calcula-se que existam apenas entre 84 a 143 adultos. E a tendência é para serem cada vez menos, pois as florestas abertas onde viviam têm vindo a ser convertidas em terras para a agricultura. Apesar das medidas de protecção da espécie e das elevadas multas, a morte acidental de linces em armadilhas para coelhos é ainda uma das principais causas de morte desta espécie.

A Lampreia é, na gastronomia portuguesa, uma das grandes iguarias. No entanto, ela é cada vez menos frequente nas nossas águas. Vive nos rios, sobretudo perto da foz, e em áreas com areia e pedras, e tem sofrido na mão do homem. A extração de areia dos rios, a forte poluição das águas e a construcção junto aos leitos levou á morte lenta da lampreia. Em Portugal, o controlo da qualidade da água tem sido um dos passos para assegurar a existência deste peixe tão apreciado.

Poucos sabem que, em Portugal, existem Focas. Mas é verdade! A espécie Foca-Monge pode ser encontrada nas ilhas Desertas da Madeira. Mas, de acordo com os especialistas, por pouco tempo. Esta espécie de animal marinho está em vias de extinção e estima-se que em todo o mundo existam apenas entre 400 e 500 espécimes adultos.



Fica o aviso...Tentem não contribuir para esta extinção em massa!

3 comentários:

  1. olá miuda
    passei aqui por acaso.
    Parabens.
    Vivo em Setúbal
    Na Serra da Arrábida, tenho encontrado de há uns anos para cá, raposas...
    Por vezes vou lá só para as ver.
    São lindas...
    Beijunho para ti

    ResponderEliminar
  2. Sim senhor...até gostei...é uma boa forma de alertar as pessoAs de que estamos a perder lindos animais...
    parabÉns...LOOL XD

    ResponderEliminar