domingo, 17 de junho de 2012

A impressionante migração do caranguejo-vermelho

O Caranguejo-vermelho (Gecarcoidea natalis), tal como o próprio nome cientifico indica, pode ser encontrado na ilha Natal (Christmas), pequena ilha no Norte da Austrália. Esta pequena Ilha pode parecer apenas um pequeno rochedo no Oceano Índico, mas alberga cerca de 120 milhões de caranguejos-vermelhos que protagonizam uma das migrações anuais mais ousadas e impressionantes

Os mais de 100 milhões de caranguejos saem das florestas húmidas e vão para a costa desovar transformando a ilha num enorme tapete vermelho. 


Pelo caminho, como não podia deixar de ser devido ao seu grande número, eles invadem tudo... Mas os habitantes já estão acostumados a este fenómeno. Quando a migração atinge o seu auge e as barreiras das estradas deixam de fazer efeito as estradas são mesmo fechadas.



Quando as fêmeas chegam à costa, cada uma coloca cerca de 100 mil ovos e regressam às florestas húmidas. Semanas depois é a vez das crias irem para as florestas...



Os habitantes locais dizem que para a população de caranguejos se manter como está só precisam de haver 2 anos de clima húmido a cada 10 anos.


Aqui ficam um pequeno vídeo da National Geographic acerca deste tema! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário