quarta-feira, 15 de junho de 2011

A importância dos animais nos desastres naturais

Porque é que os animais são tão importantes nos desastres naturais??

Alguns acontecimentos fortalecem a teoria de que os animais são dotados de um “sexto sentido”, ou seja, uma relação muito próxima com os segredos da natureza... Os irracionais parecem ter premonição, pois conseguem prever as catástrofes ambientais! Por eles terem os sentidos mais aguçados que os do ser humano, são capazes de captar vibrações e mudanças na pressão do ar e até as ondas que vêm do centro da terra, fugindo depois para encontrarem um local seguro.
De qualquer maneira um facto é certo, os animais sabem o que vai acontecer muito antes de nós. As pesquisas acerca do comportamento animal merecem ser aprimoradas, procurando encontrar uma fórmula de permitir que os animais sirvam futuramente como um sistema de alerta para os seres humanos frente as grandes manifestações da natureza.
Os cientistas podem detectar sinais que mostram as possibilidades de um terremoto (como as pressões sísmicas, modificações dos campos magnéticos, inclinação do solo, etc.), mas todas estas técnicas não permitem prever com exactidão quando acontecerá uma catástrofe. Na China, um grupo de especialistas em sismologia em Nanning, província de Guangxi, decidiram usar cobras para prever abalos sísmicos. Monitorizam, 24 horas por dia, um conjunto de cobras e os seus ninhos, com o intuito de prever tremores de terra. Eles acreditam que as cobras podem sentir a libertação de energia que dá origem aos tremores de terra cerca de 120 horas antes de os sismógrafos os registarem e de os humanos sentirem o chão a tremer debaixo dos pés. As cobras são, segundo os pesquisadores, os animais que mais rápido dão sinal de movimentos na crosta terrestre, embora acreditem que todos os répteis têm capacidade de sentir estas alterações. Nas horas que antecedem um abalo, o comportamento das cobras é errático e agressivo, chegando a atirar-se repetidamente contra as paredes ou vidros dos espaços onde estão confinadas.
O histórico de catástrofes ambientais anunciadas pelos animais é muito antigo. Oficialmente o interesse pelo tema iniciou em 1975 quando os funcionários da cidade chinesa de Haicheng foram surpreendidos pelo comportamento anormal dos animais e resolveram evacuar a cidade de 90 mil habitantes. Pouco depois um terremoto de escala 7.3 atingiu a cidade destruindo 90% dos edifícios.
Existem muitos relatos de testemunhas que viram aves e animais migrando antes de terremotos, maremotos e erupções vulcânicas.
O veterinário PhD Robert Eckstein, estudioso do comportamento animal no departamento de biologia da Warren Wilson College, em Asheville, Estados Unidos, afirma: "Eles sentem aspectos do mundo real que nós não temos conhecimento."
Por: Vininha F. Carvalho

Os animais são sem dúvida sensitivos naturais!

Sem comentários:

Enviar um comentário