sábado, 12 de junho de 2010

Conheça de perto o Projecto Arara Azul...

O Projecto Arara Azul nasceu quando Neiva Guedes, fazia prática de campo de um curso de conservação da natureza que frequentava e se deparou com cerca de 30 araras azuis pousadas no ramo de uma árvore que lhe despertaram uma paixão e sentimento muito especiais. Quando soube através do seu professor que a espécie corria sérios riscos de extinção devido às fortes ameaças que enfrentava, Neiva decidiu meter mãos à obra por iniciativa própria e inverter esta situação, criando pouco mais tarde, o Projecto Arara Azul. Este projecto funciona sem interrupções desde Janeiro de 1990 e estuda a biologia da espécie, realiza o manejo e promove a conservação da mesma no seu ambiente natural. O projecto tem como objectivos gerais, promover a conservação desta espécie no seu habitat natural, mantendo populações viáveis de araras azuis, sem riscos de extinção a médio e longo prazo de modo a que as gerações vindouras possam também ter o prazer de a contemplar na natureza.


Arara-Azul (Anodorhynchus hyacinthinus)

A Arara Azul possui grande longevidade podendo atingir os 35 anos em estado selvagem e os 60 ou mais anos em cativeiro. Tem preferência por habitar áreas alagadas, matas constituídas por palmeiras e áreas de pasto, sendo ambos estes locais áreas abertas.

Quanto à sua morfologia, esta espécie é considerada o maior psitacídeo do mundo, chegando a atingir até um metro de comprimento, sendo o seu peso variável, podendo chegar aos 1.7 kg. Esta ave é coberta por plumagem azul-cobalto, sendo as penas na face interior das asas e da cauda de cor preta. Possui ainda um amarelo intenso em torno dos olhos, formando um anel e uma fina faixa na base da mandíbula que lhe confere um aspecto muito peculiar. O seu bico é grande, parecendo maior que o próprio crânio, muito forte, curvo e de cor preta. A Anodorhynchus hyacinthinus é uma ave altamente especializada no que respeita à sua alimentação, sendo a sua dieta altamente energética, baseada em sementes de dois frutos, o acurí (Scheelea phalerata) e a bocaiúva (Acrocomia aculeata).

A época reprodutiva da espécie ocorre entre Setembro e Outubro, estando preparadas para iniciar a sua vida reprodutiva entre os 7 e os 9 anos de idade. O local preferido para os ninhos, são as árvores de manduvi. As araras-azuis têm baixa taxa reprodutiva, pois a postura anual é apenas de 1 a 2 ovos e normalmente apenas uma cria sobrevive devido à escassez de alimento.

A Arara Azul possui alto grau de socialização, vivendo em família, bandos ou grupos de 10 a 30 araras que podem ser facilmente observadas nos locais onde se alimentam, e nos dormitórios onde se agrupam ao final do dia. Esta espécie é ainda muito apreciada pela vocalização e interacção existente entre os indivíduos, pela sua curiosidade e pela forma como convivem umas com as outras, sendo muito normal encontrarmos araras a brincar. As araras são também aves extremamente fiéis para com o seu parceiro, dividindo ainda todas as tarefas que impliquem as crias.


Acções executadas pelo projecto Arara Azul:

- Manejo de ninhos naturais e artificiais;
- Manejo, recuperação e instalação de ninhos artificiais;
- Monitorização de ninhos, ovos e filhotes;
- Observação de comportamento;
- Incubação de ovos;
- Envolvimento da população e Educação ambiental;
- Turismo de observação;
- Treinamento;
- Estudos com outras espécies;
- Divulgação;
- ...

Para conhecer mais sobre o projecto Arara Azul visite: http://www.projetoararaazul.org.br/Arara/

1 comentário: