sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Tuatara

A tuatara (Sphenodon spp.) é um réptil endémico ( espécie exclusiva de uma dada região) da Nova Zelândia que vive apenas em algumas ilhas ao largo deste país, estando extinto nas duas ilhas principais. É considerada uma espécie ameaçada desde 1895, e é um fóssil vivo, as suas caracteristicas principais pouco se modificaram desde o Mesozóico, visto que permaneceu em ambientes que também se mantiveram inalterados durante muito tempo, o que lhes permitiu a sobrevivência e adaptação ao longo de tanto tempo.
A tuatara é o único representante de répteis da ordem Sphenodontia e família Sphenodontidae.
Esta espécie não suporta temperaturas superiores a 27º C, visto que são animais de clima frio.
Os adultos medem cerca de 60 cm de comprimento e pesam entre 0,5 e 1 kg , sendo animais terrestres e principalmente nocturnos.



As tuataras têm características mistas entre lagartos, tartarugas e aves. Estas têm um olho pineal na testa, coberto por uma escama, sendo que a função deste terceiro olho, estando ele coberto, permanece ainda desconhecida. O ciclo de vida destes répteis é extremamente longo e os indivíduos podem chegar aos cem anos de vida.

As tuataras alimentam-se de insectos, lagartos, ovos de aves marinhas e por vezes dos seus próprios juvenis, que se adaptaram a um modo de vida oposto, arbóreo e diurno, principalmente por serem uma das presas favoritas das tuataras adultas.

As fêmeas levam muitos anos a atingir a maturidade sexual e põem ovos apenas de quatro em quatro anos. O período entre a copulação e a eclosão é de 12 a 15 meses e estes animais crescem continuamente até aos 35 anos de vida.


A tuatara está ameaçada por perda de habitat!


A tuatara é o único representante de uma ordem e de uma família e a extinção é um facto inevitável na Natureza... sem extinção não há evolução!


Na vossa opinião...


- Será que a Tuatara e os locais que habita deverão ser preservados ao máximo para que ela não chegue à extinção?

Sem comentários:

Enviar um comentário